A informática e a Educação

O futuro do sistema educacional e novas tecnologias
A distância entre professores, suas funções e o mundo virtual cresce aceleradamente à medida que os mestres ficam sem condições de se dedicarem exclusivamente ao magistério com recursos para, no mínimo, acompanharem novas gerações de alunos e ambientes externos à escola.
Nossa preocupação só aumenta analisando obras e serviços de profissionais que carregam diplomas e carteiras profissionais qualificando-os para trabalhos complexos. Os piores resultados aparecem em noticiários vergonhosos para o Brasil.
Precisamos de novos padrões de ensino e qualificação de trabalhadores, alunos, escolas, professores etc. ou mais liberdade e recursos para que cidades, estados e o próprio país encontrem seus focos e pontos de equilíbrio.
Viajando e conhecendo museus, bibliotecas, universidades, laboratórios, fábricas etc. e exposições em outros países sentimos que podemos perder muito se não descobrirmos algo mais para apoiar nossos estudantes, trabalhadores e empreendedores.
Com certeza temos polos que mostram muito, lá. E agora, com as operadoras de comunicação aumentando custos, o que fazer? O Brasil em crise, recursos?
As agências reguladoras nunca foram tão livres e equipadas quanto deveriam ter sido. Contingenciamento de verbas e o aproveitamento de especialistas de concessionárias antigas foram danosos às suas responsabilidades. Pior ainda, provavelmente, é a centralização excessiva em Brasília de onde ganhamos preciosidades como os extintores de incêndio em automóveis, mudanças de padrões de pinos e tomadas e até a necessidade de carregar um kit ridículo de primeiros socorros.
O embaralhamento de responsabilidade e o aparelhamento do estado em geral tornou-se um câncer que a Lava Jato mostra e demonstra diariamente.
Precisamos de reformas e serenidade para não atropelar um povo cansado.
Com certeza, contudo, a educação e o ensino de boa qualidade para todos os brasileiros dispostos a trabalhar é algo urgente. Difícil mesmo é ver corporações viciadas a mandar em governantes aceitarem aprender e aplicar seus conhecimentos a favor das crianças, jovens e todos mais nesse imenso país.
Procuramos colocar opiniões, debates, palestras, imagens e sons de tudo o que aprendemos ao longo de uma vida riquíssima de experiências. Seria fantástico se todos que podem usassem seus conhecimentos em atos de e propostas de melhoria do Brasil. As redes sociais podem ser bem usadas.
Estamos cansados de manifestações públicas, discursos e mensagens midiáticas pobres de conteúdo, principalmente na área educacional.
Se temos grandes potências mundiais é porque nelas o ensino e pesquisa na área tecnológica já é valorizado há muito tempo. Com certeza outros países tremendamente ricos por natureza aparecem bem nos filmes e passeios de turistas. O patrimônio cultural, lazer, belezas naturais atraem divisas e assim nesses locais encontramos restaurantes, hotéis, serviçais especializados, imagens maravilhosas até de ambientes de tortura no passado. Turista quer é fazer selfie. Se é isso que desejamos para o Brasil é bom lembrar que no hemisfério norte as viagens custam menos, são mais fáceis e atraentes para turistas. Aqui precisaremos suar muito para construir um Brasil atraente, decente e forte.
A educação é o caminho e a tecnologia oferece soluções, só não podemos perdê-las para a viabilização de empresas que gastaram demais e agora mudam regras para compensar prejuízos. A internet é uma ferramenta valiosíssima para a educação, EAD, inclusão etc.

Cascaes
4.5.2016


Comentários