Necessidades essenciais à qualidade de vida da pessoa idosa

 


Ética industrial e empresarial essencial para pessoas idosas

 

Aposentadoria, redução de salários, capacidade reduzida de trabalhar, segurança, mantenibilidade, operacionalidade, acessibilidade e bom design são essenciais à pessoa idosa.

Indicadores garantidos antes de adquirir qualquer produto assim como manuais legíveis independentes impressos em papel são importantes.

Sem falar das pessoas mais pobres, essas se tiverem equipamentos serão casuais, doações etc., o time da classe média sofre e acaba tendo acidentes, deixando de aproveitar aparelhos, vivendo em ambientes malcuidados tecnicamente porque simplesmente foram iludidos com propagandas e esperanças de conforto e vida melhor após a vida útil e mais rendosa.

Até para quem pode pagar a manutenção de utilitários domésticos, janelas, banheiros, aparelhos de lazer etc. pesam muito, inviabilizando planos de viagens, férias com a família e muito mais.

Sempre é importante lembrar que uma pessoa idosa sabe como vai dormir e sua esperança é acordar ainda em condições de viver muito. Isso torna o quarto de dormir um desafio que muitas vezes as pessoas idosas não percebem. Basta um tombo para que a vida subsequente seja degradada subitamente.

Ou seja, layout, escolha de camas e colchões, iluminação, tapetes, armários e até das vestimentas é um conjunto de detalhes importantes.

Donos de hotéis e pousadas que atendem a terceira idade sabem disso, se não entendem precisam aprender. Nossa legislação tende a ser mais severa e o respeito ao cliente é essencial.

Estamnos muito longe dos padrões mínimos necessários e suficientes.

As empresas preferem gastar em propagandas eventualmente caríssimas ao aprimoramento de seus produtos e serviços.

Nossa esperança é que as futuras gerações de profissionais saibam melhorar a vida da Humanidade.

Não podem esquecer que provavelmente serão pessoas idosas...

 

João Carlos Cascaes

Curitiba, 8 de maio de 2021

Comentários

Postar um comentário