A comunicação racional
Comunicar,
ouvir, entender, aprender, saber, escrever, lutar, quantos desafios precisamos
vencer ao longo da vida se quisermos ser bons pais, mestres, palestrantes,
estudantes, líderes etc.
Lecionei,
somando períodos, durante 13 anos. Fiz inúmeras palestras para todo tipo de
público. Estudei sempre. Aceitei ler livros misteriosos para mim. Participei de
campanhas políticas e fui entrevistado exaustivamente para descobrir depois que
os piores momentos foram divulgados, sem que o resto fosse mostrado. Na mídia
entendi que a ironia é o pior caminho.
Engenheiro
eletricista, principalmente em treinamentos de segurança no trabalho, precisei
saber que um vocabulário mínimo e objetivo é essencial.
A engenharia de segurança estuda
as causas e a prevenção de mortes acidentais ou lesões.[1] Historicamente,
a engenharia de segurança não foi uma disciplina específica e unificada.
Profissionais com variados títulos, descrições de trabalho, responsabilidades e
níveis hierárquicos têm atuado no campo de engenharia de segurança, tanto na
indústria como nas companhias de seguro.[1] Os
profissionais de segurança têm desempenhado diversas funções como: o
desenvolvimento de métodos, procedimentos e programas de controle de acidentes
ou de perdas; a comunicação de acidentes; e a medição e avaliação dos sistemas
de controle de perdas e acidentes. Também cabe aos profissionais de segurança
indicar as modificações necessárias para obter os melhores resultados na
prevenção de acidentes.[1]
Atualmente, a ênfase do trabalho da
engenharia de segurança inclui: prevenção e antecipação de riscos potenciais; a
mudança de conceitos legais referentes à responsabilidade por produtos e
negligência em design ou produção, a proteção do consumidor e o desenvolvimento
de legislações e controles nacionais e internacionais nas áreas de segurança e saúde ocupacionais, controles
ambientais, segurança em transportes, segurança de produtos, e proteção do
consumidor.[1]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_seguran%C3%A7a
Apesar da
ênfase no ambiente de trabalho ela é importante em todas as nossas atividades.
Ignorância nesse sentido tem provocado inúmeros acidentes e até em relaxamentos
de cuidados no trânsito, como é o caso de sindicatos mal conscientes de suas
responsabilidades. Um exemplo brasileiro clássico é o atendimento de vontade de
caminhoneiros que acabam provocando acidentes absurdos.
As licenças
de dirigir e inspeções veiculares no Brasil regrediram...
Boa parte
da comunicação interpessoal não é saber falar, mas sim ouvir.
Quando você demonstra genuíno interesse no que o outro fala, o diálogo é muito
mais efetivo, sendo possível assimilar verdadeiramente o que está sendo dito.
Além disso, em contrapartida, a outra pessoa tende a prestar muito mais atenção
em você.
. Ordens
mal-entendidas podem matar. Relatos de
grandes acidentes mostram após análises de especialistas que o pessoal não
estava preparado ou distraído, descuidou-se; comunicou-se mal ou tardiamente,
treinamento falho, estafa, projetos mal produzidos, inovações precoces etc. já
mataram muita gente.
Documentários
mostram o que pode acontecer quando as pessoas se relacionam mal. Médicos podem errar ao prescrever remédios e
tratamentos porque o paciente não soube descrever o que sentia ou falava demais.
Governantes erram porque simplesmente não entendem seus desafios, são mal
preparados, ignorantes, reacionários, desinteligentes ...
Temos
paixões, poderemos ser honestos e corretos na comunicação?
A
comunicação tecnicamente é um processo intelectual e físico que se viabilizou tremendamente
graças ciências com muitas especialidades e oportunidades.
Vale pensar
na dinâmica do diálogo[1]
Felizmente a
comunicação gradativamente se transforma em ciência que devemos entender se
formos conscientes da importância de sermos entendidos
Sempre que
falamos usamos dicionários pessoais, formamos frases de acordo com métodos que
aprendemos; o som se propaga, quem ouve, se ouve, deverá transformar tudo em
códigos para o cérebro que possuem, lá dentro os sons serão processados de
acordo com os chips orgânicos de cada um, transdutores, nervos, arquivos; o ouvinte localizará em seu arquivo
o que a mensagem poderá ser, o ser humano ouvinte submeterá o que ouviu ao
crivo de seus preconceitos, conhecimentos, vontades e determinará a resposta
que poderá ser prudente, pacífica, violenta, didática etc. O provocador agora ouvinte
transformará tudo em som ou sinais, talvez escritos e o processo de compreensão
será agora repetido. Esse é um modelo do que fazemos diariamente. Não é
simples. Notem que as crianças, no auge da saúde intelectual, demoram a
aprender a se comunicar.
Escrevi esse
livro para dizer a quem o ler o que aprendi após quase oito décadas de vida.
Não é fácil, até porque invadimos espaços de doutores, especialistas, mestres
em cada detalhe.
Sinto que é
necessário o saber viver e morrer é a melhor ciência que poderemos ter será
saber ensinar e dar ordens, sugestões, exemplos e saber ouvir.
As religiões
e ideologias são dogmáticas.
O pensamento
é livre e a comunicação uma grande responsabilidade de quem transmite e de quem
recebe a expressão do pensamento.
Sobre
capacidade de comunicação tenho experiências interessantes, a mais frequente é
dar uma aula ou palestra e pedir a cada ouvinte que escreva um relato imediato do
que ouviu. Os resultados inicialmente me assustavam, mais adiante aceitei isso
como rotina.
A certeza
que tenho é de que o essencial é motivar positivamente para o que pretendemos
ensinar.
A vida
profissional ou afetiva se encarregará de potencializar o que dissemos,
inclusive inibindo se dissermos coisas negativas para o aluno, para a plateia.
Os livros
são nosso instrumento de libertação de padroes distantes de comunicação.
Podemos
planejar um roteiro intelectual, um roteiro de prazeres e conhecimentos com
critérios pessoais.
Os sistemas
televisivos compactam e aceleram conhecimentos que podem até nos deixarem
doentes.
A felicidade
ou a tristeza podem ser a nossa opção.
Maravilhosamente
temos agora a possibilidade de aquisição de livros e filmes digitais, muitos
até gratuitos. Temos condição de fazer e andar com a nossa biblioteca sem alergias
e espaços caríssimos, ou melhor, bibliotecas convencionais são estáticas,
volumosas, pesadas, se decompõem, criam ácaros etc.
Se tivermos
competência ou simplesmente coragem de escrever existem recursos de difusão de
nossas ideias de baixíssimo custo, sem censura exceto para trabalhos absurdos.
As grandes
distinções literárias têm dono, são pessoas extraordinárias. Nós, por mais
simples e até ignorantes que sejamos sempre poderemos acrescentar algo. É só
não ter medo da opinião alheia.
Devemos,
contudo, sempre e acima de tudo evitar a lógica do rebanho, do curral, do
isolamento intelectual.
Quem lê
assusta pregadores.
O cemitério
intelectual precede a morte material.
É
extremamente triste ver pessoas que amamos se submeterem a pessoas medíocres.
Ao longo da
História da Humanidade queimar bibliotecas era uma rotina de fanáticos
religiosos ou simplesmente de vândalos. No Brasil com certeza livros
subversivos foram destruídos, pior ainda o que se perdeu em incêndios absurdos
em tempos recentes
Em muitos
países obras de arte, bibliotecas, livros queimaram em grandes incêndios
guerreiros, e aqui?
Vivemos uma
onda religiosa forte, talvez isso iniba a sensibilidade dos brasileiros pela
sua cultura.
Nada é
impossível, principalmente sob a gerência de pessoas incompetentes e a
liderança de fanáticos.
A Alemanha
era um país considerado muito culto e desenvolvido. o Nazismo emponderou gente
grosseira. O resultado foi a Segunda Guerra Mundial, Holocausto, expurgos e
queima de livros...
O
totalitarismo afetou muitos países es elites culturais destruídas.
Insistindo
na questão?
Qual é a
importância de ler bons livros?
Ao longo da
vida semeamos cultura em nossas mentes. ao final dessa jornada colheremos o que
gostamos, aprendemos, tememos, memorizamos nitidamente ou subliminarmente.
Se o cérebro
que possuirmos for um bom celeiro, teremos muito para refletir, sonhar,
ensinar.
Com certeza
além da boa leitura acumularemos experiências que poderão ser valiosíssimas.
Somando tudo a pessoa idosa poderá ser sábia ou menos, muitas vezes até
perigosa.
De alguma
forma no caminho estremos em inúmeros momentos de inflexão.
Para mim,
estudante de cursinho em São Paulo, um desses instantes foi a pergunta de um
amigo do ITA: que livros havia lido?
Isso mexeu
com os meus brios de pensador amador.
Independente
dos grandes filósofos e seus trabalhos sobre comunicação interpessoal alguns
temas merecem leitura e estudos poisa são uma rotina em nossos ambientes tais
como a Análise Transacional
Grandes
pensadores se dedicaram à arte da Comunicação [2]
[3]
[1]
Comunicação eficaz é daquelas coisas que parecem que deveriam ser instintivas.
Mas, pelo contrário, acabam se tornando um desafio para a maioria dos
profissionais.
Comunicar-se de maneira eficaz é muito mais do que falar e ser ouvido.
Hoje, vamos mostrar como desenvolver essa característica é importante
em todas as relações de trabalho, inclusive no dia a dia de freelancers.
Continue a leitura e entenda!
O que é comunicação
eficaz?
Uma comunicação eficaz é quando o que falamos é sempre
compreendido pelo interlocutor. Ela precisa cortar ruídos, impedir
desentendimentos e acabar com a frustração de uma mensagem transmitida pela
metade ou de maneira errada.
Embora todos esses princípios sejam nossos velhos conhecidos em teoria,
muitas vezes são difíceis de se concluir na prática.
São os profissionais autônomos aqueles que podem enfrentar mais desafios
por causa disso. Como eles devem ter controle sobre todo o relacionamento com os clientes, qualquer erro
pode prejudicar o andamento de um projeto e criar uma porção de demandas que
não foram combinadas no início.
Dentro das empresas o problema também existe, mas como muitos outros
profissionais estão envolvidos no desenvolvimento de uma entrega, perceber que
a comunicação não vai bem é mais fácil.
Alguns princípios são essenciais para trocar ideias da forma certa:
- uma boa comunicação exige
que nos dediquemos a ouvir o outro;
- ela deve ser tanto verbal
quanto não-verbal;
- controlar as emoções e
evitar situações estressantes ajuda a obter uma comunicação mais eficaz; e
- ser enfático e demonstrar
suas ideias é fundamental.
[2]
Ludwig Joseph Johann Wittgenstein (Viena, 26 de Abril de 1889 — Cambridge, 29 de Abril de 1951) foi um filósofo austríaco,[1] naturalizado britânico. Foi um dos principais autores
da virada linguística na filosofia do século XX. Suas principais contribuições foram
feitas nos campos da lógica, filosofia da linguagem, filosofia da matemática, e filosofia da mente. Muitos o consideram o filósofo mais importante do século passado.[2]
Seu mais popular livro de filosofia
publicado, o Tractatus Logico-Philosophicus, de 1921, exerceu profunda
influência no desenvolvimento do positivismo lógico. Mais tarde, as ideias por ele
formuladas a partir de 1930, e difundidas em Cambridge e Oxford, também impulsionaram um outro movimento filosófico — a chamada "filosofia da linguagem comum".
Seu pensamento é geralmente dividido
em duas fases. Para identificá-las, muitos autores recorrem ao artifício de
atribuir os escritos da juventude ao Primeiro Wittgenstein e a
obra posterior ao Segundo Wittgenstein, como se designassem autores
distintos. A cada um desses períodos corresponde uma obra central na história da filosofia do século XX. À primeira fase,
pertence o Tractatus Logico-Philosophicus, livro em que
Wittgenstein procura esclarecer as condições lógicas que o pensamento e a linguagem devem atender
para poder representar o mundo. À segunda fase, pertencem as Investigações
Filosóficas, publicadas postumamente, em 1953. Nesse livro,
Wittgenstein trata de tópicos similares aos do Tractatus (embora
sob uma perspetiva radicalmente diferente) e avança sobre temas da filosofia da mente ao analisar conceitos como os
de compreensão, intenção, dor, e vontade.
[3]
Jürgen Habermas é um dos maiores intelectuais
dos séculos XX e XXl. Filósofo e sociólogo, com formação ligada
à Escola de Frankfurt, ele dedicou a sua vida a estudar a democracia e apresentou um modelo
de ação comunicativa para que sejam desenvolvidos consensos no espaço
público sem coerção física, mas pela coerção do melhor argumento. A democracia pode
ser, assim, aperfeiçoada pelos processos coletivos de deliberação, que
propiciam a coexistência dos diferentes e a participação de todos na produção
de normas sociais.
Leia também: Indústria
cultural – conceito muito importante desenvolvido pela Escola de Frankfurt
Biografia de Jürgen Habermas
Jürgen Habermas nasceu em
Düsseldorf, Alemanha, em 18 de junho de 1929, em uma família protestante,
seu pai era pastor. Desde jovem dedicou-se à leitura de clássicos da literatura
ocidental e aos escritos de Marx, ainda que essas obras fossem proibidas na
Alemanha durante o nazismo. Após concluir o ginásio, estudou
filosofia, história, economia, literatura alemã e psicologia nas
universidades Göttingen, Zürich e Bonn. Doutorou-se em filosofia no
ano de 1954, na Universidade de Bonn. Entre 1956 e 1959 foi assistente
de Theodor Adorno no Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de
Frankfurt.
Nesse período, aproximou-se
de uma corrente multidisciplinar de reflexão sobre a sociedade
industrial influenciada pelo marxismo, a Teoria Crítica, e
colaborou com seus principais expoentes, Theodor Adorno e Max Horkheimer, na
pesquisa “Estudante e Política” (1959), baseada na participação política de
estudantes alemães. Além da carreira acadêmica, também participava de movimentos sociais e
escrevia para diversas revistas.
https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/jurgen-habermas.htm
Bibliografia
[1] |
“Blumenau –
Conjunto Colégio Santo Antônio,” [Online]. Available: http://www.ipatrimonio.org/blumenau-conjunto-colegio-santo-antonio/#!/map=38329&loc=-26.916291857069016,-49.09657001495361,13. |
[2] |
“Livro digital,”
Wikipédia, a enciclopédia livre, [Online]. Available:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_digital. |
[3] |
H. Hesse, “O lobo
da estepe,” Record, 2020. [Online]. |
[4] |
H. Hesse, “Demian,”
Record, 2015. [Online]. |
[5] |
S. Jovana, “O que é
uma Comunicação Eficaz e o que ela pode fazer por negócios?,” talentwork,
[Online]. Available: Samanta Jovana. |
[6] |
A. S. A. F. B. A.
R. J. C. J. NAPOLITANO, L. D. S. GONZALES, M. C. GOBBI e S. M.
(Organizadores), “COMUNICAÇÃO,CULTURA E LINGUAGEM,” Comunicação, cultura e
linguagem. [Online]. |
[7] |
“País sem museu é
país sem memória,” 2018. [Online]. Available: https://mundobibliotecario.com.br/index.php/2018/09/02/pais-sem-museu-e-pais-sem-memoria/#:~:text=Lamentavelmente%20o%20Museu%20Nacional%20junta,causas%20ainda%20n%C3%A3o%20foram%20identificadas.. |
[8] |
“Perda de
informação e de bens em arquivos e instituições responsáveis por guarda do
patrimônio / Revista do Arquivo / 2020,” Resenha Crítica, 1 10 2020.
[Online]. Available:
https://www.resenhacritica.com.br/historia/perda-de-informacao-e-de-bens-em-arquivos-e-instituicoes-responsaveis-por-guarda-do-patrimonio-revista-do-arquivo-2020/. |
[9] |
“Análise
transacional,” Análise transacional, [Online]. Available:
https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_transacional#:~:text=A%20An%C3%A1lise%20Transacional%20%C3%A9%20um,do%20m%C3%A9todo%20%C3%A9%20Transactional%20Analysis.. |
[10] |
“Análise
Transacional: o que é?,” Posted on 28/03/2021 Redação Psicanálise
ClínicaPosted in Terapias. [Online]. Available:
https://www.psicanaliseclinica.com/analise-transacional/. |
[11] |
A. Andrade,
“Análise Transacional para o desenvolvimento interpessoal,,” 19 2 1998.
[Online]. |
[12] |
T. A. Harris, “Eu
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[13] |
J. C. Rodrigues, “O
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[14] |
Sarah, “Cinco
bibliotecas no mundo incendiadas por tiranos,” O Globo, 2015. [Online].
Available: https://bibliotecaucs.wordpress.com/2015/03/28/cinco-bibliotecas-no-mundo-incendiadas-por-tiranos/. |
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