Segurança racional

 


A comunicação racional

 

Comunicar, ouvir, entender, aprender, saber, escrever, lutar, quantos desafios precisamos vencer ao longo da vida se quisermos ser bons pais, mestres, palestrantes, estudantes, líderes etc.

Lecionei, somando períodos, durante 13 anos. Fiz inúmeras palestras para todo tipo de público. Estudei sempre. Aceitei ler livros misteriosos para mim. Participei de campanhas políticas e fui entrevistado exaustivamente para descobrir depois que os piores momentos foram divulgados, sem que o resto fosse mostrado. Na mídia entendi que a ironia é o pior caminho.

Engenheiro eletricista, principalmente em treinamentos de segurança no trabalho, precisei saber que um vocabulário mínimo e objetivo é essencial.

engenharia de segurança estuda as causas e a prevenção de mortes acidentais ou lesões.[1] Historicamente, a engenharia de segurança não foi uma disciplina específica e unificada. Profissionais com variados títulos, descrições de trabalho, responsabilidades e níveis hierárquicos têm atuado no campo de engenharia de segurança, tanto na indústria como nas companhias de seguro.[1] Os profissionais de segurança têm desempenhado diversas funções como: o desenvolvimento de métodos, procedimentos e programas de controle de acidentes ou de perdas; a comunicação de acidentes; e a medição e avaliação dos sistemas de controle de perdas e acidentes. Também cabe aos profissionais de segurança indicar as modificações necessárias para obter os melhores resultados na prevenção de acidentes.[1]

Atualmente, a ênfase do trabalho da engenharia de segurança inclui: prevenção e antecipação de riscos potenciais; a mudança de conceitos legais referentes à responsabilidade por produtos e negligência em design ou produção, a proteção do consumidor e o desenvolvimento de legislações e controles nacionais e internacionais nas áreas de segurança e saúde ocupacionais, controles ambientais, segurança em transportes, segurança de produtos, e proteção do consumidor.[1]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_seguran%C3%A7a

Apesar da ênfase no ambiente de trabalho ela é importante em todas as nossas atividades. Ignorância nesse sentido tem provocado inúmeros acidentes e até em relaxamentos de cuidados no trânsito, como é o caso de sindicatos mal conscientes de suas responsabilidades. Um exemplo brasileiro clássico é o atendimento de vontade de caminhoneiros que acabam provocando acidentes absurdos.

As licenças de dirigir e inspeções veiculares no Brasil regrediram...

Boa parte da comunicação interpessoal não é saber falar, mas sim ouvir. Quando você demonstra genuíno interesse no que o outro fala, o diálogo é muito mais efetivo, sendo possível assimilar verdadeiramente o que está sendo dito. Além disso, em contrapartida, a outra pessoa tende a prestar muito mais atenção em você.

. Ordens mal-entendidas podem matar.  Relatos de grandes acidentes mostram após análises de especialistas que o pessoal não estava preparado ou distraído, descuidou-se; comunicou-se mal ou tardiamente, treinamento falho, estafa, projetos mal produzidos, inovações precoces etc. já mataram muita gente.

Documentários mostram o que pode acontecer quando as pessoas se relacionam mal.  Médicos podem errar ao prescrever remédios e tratamentos porque o paciente não soube descrever o que sentia ou falava demais. Governantes erram porque simplesmente não entendem seus desafios, são mal preparados, ignorantes, reacionários, desinteligentes ...

Temos paixões, poderemos ser honestos e corretos na comunicação?

A comunicação tecnicamente é um processo intelectual e físico que se viabilizou tremendamente graças ciências com muitas especialidades e oportunidades.

Vale pensar na dinâmica do diálogo[1] [5].

Felizmente a comunicação gradativamente se transforma em ciência que devemos entender se formos conscientes da importância de sermos entendidos [6].

Sempre que falamos usamos dicionários pessoais, formamos frases de acordo com métodos que aprendemos; o som se propaga, quem ouve, se ouve, deverá transformar tudo em códigos para o cérebro que possuem, lá dentro os sons serão processados de acordo com os chips orgânicos de cada um, transdutores, nervos,  arquivos; o ouvinte localizará em seu arquivo o que a mensagem poderá ser, o ser humano ouvinte submeterá o que ouviu ao crivo de seus preconceitos, conhecimentos, vontades e determinará a resposta que poderá ser prudente, pacífica, violenta, didática etc. O provocador agora ouvinte transformará tudo em som ou sinais, talvez escritos e o processo de compreensão será agora repetido. Esse é um modelo do que fazemos diariamente. Não é simples. Notem que as crianças, no auge da saúde intelectual, demoram a aprender a se comunicar.

Escrevi esse livro para dizer a quem o ler o que aprendi após quase oito décadas de vida. Não é fácil, até porque invadimos espaços de doutores, especialistas, mestres em cada detalhe.

Sinto que é necessário o saber viver e morrer é a melhor ciência que poderemos ter será saber ensinar e dar ordens, sugestões, exemplos e saber ouvir.

As religiões e ideologias são dogmáticas.

O pensamento é livre e a comunicação uma grande responsabilidade de quem transmite e de quem recebe a expressão do pensamento.

Sobre capacidade de comunicação tenho experiências interessantes, a mais frequente é dar uma aula ou palestra e pedir a cada ouvinte que escreva um relato imediato do que ouviu. Os resultados inicialmente me assustavam, mais adiante aceitei isso como rotina.

A certeza que tenho é de que o essencial é motivar positivamente para o que pretendemos ensinar.

A vida profissional ou afetiva se encarregará de potencializar o que dissemos, inclusive inibindo se dissermos coisas negativas para o aluno, para a plateia.

Os livros são nosso instrumento de libertação de padroes distantes de comunicação.

Podemos planejar um roteiro intelectual, um roteiro de prazeres e conhecimentos com critérios pessoais.

Os sistemas televisivos compactam e aceleram conhecimentos que podem até nos deixarem doentes.

A felicidade ou a tristeza podem ser a nossa opção.

Maravilhosamente temos agora a possibilidade de aquisição de livros e filmes digitais, muitos até gratuitos. Temos condição de fazer e andar com a nossa biblioteca sem alergias e espaços caríssimos, ou melhor, bibliotecas convencionais são estáticas, volumosas, pesadas, se decompõem, criam ácaros etc.

Se tivermos competência ou simplesmente coragem de escrever existem recursos de difusão de nossas ideias de baixíssimo custo, sem censura exceto para trabalhos absurdos.

As grandes distinções literárias têm dono, são pessoas extraordinárias. Nós, por mais simples e até ignorantes que sejamos sempre poderemos acrescentar algo. É só não ter medo da opinião alheia.

Devemos, contudo, sempre e acima de tudo evitar a lógica do rebanho, do curral, do isolamento intelectual.

Quem lê assusta pregadores.

O cemitério intelectual precede a morte material.

É extremamente triste ver pessoas que amamos se submeterem a pessoas medíocres.

Ao longo da História da Humanidade queimar bibliotecas era uma rotina de fanáticos religiosos ou simplesmente de vândalos. No Brasil com certeza livros subversivos foram destruídos, pior ainda o que se perdeu em incêndios absurdos em tempos recentes   [7] e ( [8]).

Em muitos países obras de arte, bibliotecas, livros queimaram em grandes incêndios guerreiros, e aqui?

Vivemos uma onda religiosa forte, talvez isso iniba a sensibilidade dos brasileiros pela sua cultura.

Nada é impossível, principalmente sob a gerência de pessoas incompetentes e a liderança de fanáticos.

A Alemanha era um país considerado muito culto e desenvolvido. o Nazismo emponderou gente grosseira. O resultado foi a Segunda Guerra Mundial, Holocausto, expurgos e queima de livros...

O totalitarismo afetou muitos países es elites culturais destruídas.

Insistindo na questão?

Qual é a importância de ler bons livros?

Ao longo da vida semeamos cultura em nossas mentes. ao final dessa jornada colheremos o que gostamos, aprendemos, tememos, memorizamos nitidamente ou subliminarmente.

Se o cérebro que possuirmos for um bom celeiro, teremos muito para refletir, sonhar, ensinar.

Com certeza além da boa leitura acumularemos experiências que poderão ser valiosíssimas. Somando tudo a pessoa idosa poderá ser sábia ou menos, muitas vezes até perigosa.

De alguma forma no caminho estremos em inúmeros momentos de inflexão.

Para mim, estudante de cursinho em São Paulo, um desses instantes foi a pergunta de um amigo do ITA: que livros havia lido?

Isso mexeu com os meus brios de pensador amador.

Independente dos grandes filósofos e seus trabalhos sobre comunicação interpessoal alguns temas merecem leitura e estudos poisa são uma rotina em nossos ambientes tais como a Análise Transacional [9], [10], [11], “Eu estou OK, você está OK” [12]

Grandes pensadores se dedicaram à arte da Comunicação [2] [3]

 

 



[1]
Comunicação eficaz é daquelas coisas que parecem que deveriam ser instintivas. Mas, pelo contrário, acabam se tornando um desafio para a maioria dos profissionais.

Comunicar-se de maneira eficaz é muito mais do que falar e ser ouvido. Hoje, vamos mostrar como desenvolver essa característica é importante em todas as relações de trabalho, inclusive no dia a dia de freelancers. Continue a leitura e entenda!

O que é comunicação eficaz?

Uma comunicação eficaz é quando o que falamos é sempre compreendido pelo interlocutor. Ela precisa cortar ruídos, impedir desentendimentos e acabar com a frustração de uma mensagem transmitida pela metade ou de maneira errada.

Embora todos esses princípios sejam nossos velhos conhecidos em teoria, muitas vezes são difíceis de se concluir na prática.

São os profissionais autônomos aqueles que podem enfrentar mais desafios por causa disso. Como eles devem ter controle sobre todo o relacionamento com os clientes, qualquer erro pode prejudicar o andamento de um projeto e criar uma porção de demandas que não foram combinadas no início.

Dentro das empresas o problema também existe, mas como muitos outros profissionais estão envolvidos no desenvolvimento de uma entrega, perceber que a comunicação não vai bem é mais fácil.

Alguns princípios são essenciais para trocar ideias da forma certa:

  • uma boa comunicação exige que nos dediquemos a ouvir o outro;
  • ela deve ser tanto verbal quanto não-verbal;
  • controlar as emoções e evitar situações estressantes ajuda a obter uma comunicação mais eficaz; e
  • ser enfático e demonstrar suas ideias é fundamental.

 

https://rockcontent.com/br/talent-blog/comunicacao-eficaz/#:~:text=Uma%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20eficaz%20%C3%A9%20quando,metade%20ou%20de%20maneira%20errada.

 

[2] Ludwig Joseph Johann Wittgenstein (Viena26 de Abril de 1889 — Cambridge29 de Abril de 1951) foi um filósofo austríaco,[1] naturalizado britânico. Foi um dos principais autores da virada linguística na filosofia do século XX. Suas principais contribuições foram feitas nos campos da lógicafilosofia da linguagemfilosofia da matemática, e filosofia da mente. Muitos o consideram o filósofo mais importante do século passado.[2]

Seu mais popular livro de filosofia publicado, o Tractatus Logico-Philosophicus, de 1921, exerceu profunda influência no desenvolvimento do positivismo lógico. Mais tarde, as ideias por ele formuladas a partir de 1930, e difundidas em Cambridge e Oxford, também impulsionaram um outro movimento filosófico — a chamada "filosofia da linguagem comum".

Seu pensamento é geralmente dividido em duas fases. Para identificá-las, muitos autores recorrem ao artifício de atribuir os escritos da juventude ao Primeiro Wittgenstein e a obra posterior ao Segundo Wittgenstein, como se designassem autores distintos. A cada um desses períodos corresponde uma obra central na história da filosofia do século XX. À primeira fase, pertence o Tractatus Logico-Philosophicus, livro em que Wittgenstein procura esclarecer as condições lógicas que o pensamento e a linguagem devem atender para poder representar o mundo. À segunda fase, pertencem as Investigações Filosóficas, publicadas postumamente, em 1953. Nesse livro, Wittgenstein trata de tópicos similares aos do Tractatus (embora sob uma perspetiva radicalmente diferente) e avança sobre temas da filosofia da mente ao analisar conceitos como os de compreensãointençãodor, e vontade.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_Wittgenstein

[3] Jürgen Habermas é um dos maiores intelectuais dos séculos XX e XXl. Filósofo e sociólogo, com formação ligada à Escola de Frankfurt, ele dedicou a sua vida a estudar a democracia e apresentou um modelo de ação comunicativa para que sejam desenvolvidos consensos no espaço público sem coerção física, mas pela coerção do melhor argumento. A democracia pode ser, assim, aperfeiçoada pelos processos coletivos de deliberação, que propiciam a coexistência dos diferentes e a participação de todos na produção de normas sociais.

Leia também: Indústria cultural – conceito muito importante desenvolvido pela Escola de Frankfurt

Biografia de Jürgen Habermas

Jürgen Habermas nasceu em Düsseldorf, Alemanha, em 18 de junho de 1929, em uma família protestante, seu pai era pastor. Desde jovem dedicou-se à leitura de clássicos da literatura ocidental e aos escritos de Marx, ainda que essas obras fossem proibidas na Alemanha durante o nazismo. Após concluir o ginásio, estudou filosofia, história, economia, literatura alemã e psicologia nas universidades Göttingen, Zürich e Bonn. Doutorou-se em filosofia no ano de 1954, na Universidade de Bonn. Entre 1956 e 1959 foi assistente de Theodor Adorno no Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de Frankfurt.

Nesse período, aproximou-se de uma corrente multidisciplinar de reflexão sobre a sociedade industrial influenciada pelo marxismo, a Teoria Crítica, e colaborou com seus principais expoentes, Theodor Adorno e Max Horkheimer, na pesquisa “Estudante e Política” (1959), baseada na participação política de estudantes alemães. Além da carreira acadêmica, também participava de movimentos sociais e escrevia para diversas revistas.

https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/jurgen-habermas.htm


Bibliografia

[1]

“Blumenau – Conjunto Colégio Santo Antônio,” [Online]. Available: http://www.ipatrimonio.org/blumenau-conjunto-colegio-santo-antonio/#!/map=38329&loc=-26.916291857069016,-49.09657001495361,13.

[2]

“Livro digital,” Wikipédia, a enciclopédia livre, [Online]. Available: https://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_digital.

[3]

H. Hesse, “O lobo da estepe,” Record, 2020. [Online].

[4]

H. Hesse, “Demian,” Record, 2015. [Online].

[5]

S. Jovana, “O que é uma Comunicação Eficaz e o que ela pode fazer por negócios?,” talentwork, [Online]. Available: Samanta Jovana.

[6]

A. S. A. F. B. A. R. J. C. J. NAPOLITANO, L. D. S. GONZALES, M. C. GOBBI e S. M. (Organizadores), “COMUNICAÇÃO,CULTURA E LINGUAGEM,” Comunicação, cultura e linguagem. [Online].

[7]

“País sem museu é país sem memória,” 2018. [Online]. Available: https://mundobibliotecario.com.br/index.php/2018/09/02/pais-sem-museu-e-pais-sem-memoria/#:~:text=Lamentavelmente%20o%20Museu%20Nacional%20junta,causas%20ainda%20n%C3%A3o%20foram%20identificadas..

[8]

“Perda de informação e de bens em arquivos e instituições responsáveis por guarda do patrimônio / Revista do Arquivo / 2020,” Resenha Crítica, 1 10 2020. [Online]. Available: https://www.resenhacritica.com.br/historia/perda-de-informacao-e-de-bens-em-arquivos-e-instituicoes-responsaveis-por-guarda-do-patrimonio-revista-do-arquivo-2020/.

[9]

“Análise transacional,” Análise transacional, [Online]. Available: https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_transacional#:~:text=A%20An%C3%A1lise%20Transacional%20%C3%A9%20um,do%20m%C3%A9todo%20%C3%A9%20Transactional%20Analysis..

[10]

“Análise Transacional: o que é?,” Posted on 28/03/2021 Redação Psicanálise ClínicaPosted in Terapias. [Online]. Available: https://www.psicanaliseclinica.com/analise-transacional/.

[11]

A. Andrade, “Análise Transacional para o desenvolvimento interpessoal,,” 19 2 1998. [Online].

[12]

T. A. Harris, “Eu Estou Ok Voce Esta Ok,” Artenova, 1973. [Online].

[13]

J. C. Rodrigues, “O corpo na história,” FIOCRUZ, 1999. [Online]. Available: https://static.scielo.org/scielobooks/p9949/pdf/rodrigues-9788575415559.pdf.

[14]

Sarah, “Cinco bibliotecas no mundo incendiadas por tiranos,” O Globo, 2015. [Online]. Available: https://bibliotecaucs.wordpress.com/2015/03/28/cinco-bibliotecas-no-mundo-incendiadas-por-tiranos/.

 

 

 

 

 

Comentários